Que tal a vossa adolescência?

domingo, 26 de abril de 2009

Need to belong...

Estava simplesmente a pensar, enquanto dormitava deitada no meu sofá e deitava um olho ao que dava na caixa cinzenta (sim! Porque a minha televisão não é preta, é cinzenta), na necessidade que cada um de nós tem de pertencer a um determinado grupo. Outra das questões que me invadiu as ideias foi: como é que a humanidade (que deriva toda supostamente de um mesmo ser primitivo: o macaco) se conseguiu repartir em tantos grupinhos e tão fechados a si mesmos?
(Isto ocorreu-me porque estive numa “White Party” duma criatura de 18 anos onde me encontrei sentada num banquinho desesperada por me cruzar com um ser que se assemelhasse à minha pessoa. Isto deixou-me de certa forma assustada porque eu sou aquela a quem a minha mãe designa carinhosamente de "portátil" (embora tenha 16 anos e não seja propriamente pequena) por me integrar normalmente bem em qualquer local. Se calhar não estava num dos meus dias o que levou a que facilmente as pessoas não dessem pela minha presença, mas pelo menos deu-me para pensar.).

Temos milhões de designações para pessoas que pensamos pertencer a um determinado tipo de gente: betos, freaks, mitras, novos-ricos, junkies, simplesmente outsiders, sei lá! As pessoas nascem e dizem: " Vou ser beta!" ou posteriormente decidem que se assemelham mais aqueles seres de camisinha, sapatinho à vela e que designam carinhosamente todos os seres adultos de "tios e tias"?
Bem, o facto é que temos de conviver diariamente com estas divisões sociais e devido a termos uma necessidade de pertença normalmente temos tendência a tentar fazer com que nos enquadremos numa delas.
É aí que as minhas questões existências começam. A que grupo é que eu pertenço? É suposto que me enquadre a 100% em alguma destas divisões?
Fui tentando arranjar respostas para estas perguntas (à minha maneira é claro) e acabei por concluir que sou esquisita mas gosto do meu esquisito. Estranho não? Vivo um bocadinho nos variados lados do dado (não da moeda porque essa só tem dois) e vou tentando adaptar-me dependendo de onde estou. Há definitivamente sítios onde me sinto mais eu própria e gosto mais de estar...
Aquilo que às vezes me custa ver nos outros é o esforço que têm de fazer para pertencerem ao "local" onde acham que devem pertencer. Reprimem as suas opiniões e pensamentos só porque não é suposto ou não se deve pensar daquela maneira. Mas que raio, afinal que é que decidiu como é que se deve ou não se deve pensar?
O facto de ter uma mãe freak e um pai beto baralha-me um bocado as ideias mas é bom porque me faz puxar pela minha própria cabecinha.

Questiono-me: a minha maneira de escrever faz com que eu pertença a algum grupo?

Não percam! Cenas dos próximos capítulos com: " A vida de um ser esquisito mas com orgulho!"

3 comentários:

  1. Olha coisinha esquisita, eu sou parcial na opinião mas acho que se foi essa coisa da mãe freak/pai beto que te fez pensar...um grande bem haja para os dois! he, he
    beijocas

    ResponderEliminar
  2. pensamentos profundos... adorei! coincidencia ou nao, ha dois dias atras discuti precisamente este tema com uma amiga norte-americana (as duas sentadas a uma mesa de um restaurante árabe em Foz do Iguacu, viva a globalizacao!). A Taylor deu-me uma resposta engracada: gosta de ser um bocadinho de tudo, sente que veste papeis diferentes em cada situacao e que aprende tanto a ser a bióloga de campo desleixada num dia, como a sair â noite de sapato de agulha amarelo em Washington noutro... Curioso, nao?
    A mim ocorre-me que o misterio do grupo a que pertencemos está relacionado com outro misterio, para mim tambem enorme: de onde nos vêm as opinioes? como nascem? terao vida propria? pq é que há coisas que nos dao curiosidade e outras que, quase sem pensar, rejeitamos? Enfim, perguntas é o que nao falta! :)
    Que giro ler-te....
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Martinha ,se ainda me é permitido chamar-te assim,escrevendo tu como gente grande.
    Que giro...descobri hoje o teu blogue e só me apetece dizer...que giro.
    Tens jeito...o que não é difícil porque se calhar é genético,és mordaz,és atenta,etc...e acima de tudo tens personalidade.
    Gostei muito,vou continuar a vir aqui espreitar, se não te importares!
    Ah, é verdade o teu pai é um betinho (eu confirmo), quanto á tua mãe, tem pena de não ser freak...

    Bjinhos
    Manel (meio beto/meio freak)

    ResponderEliminar